Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
LIXO TECNOLÓGICO

Douradenses esperavam apoio para reciclagem

Empresas locais só são chamadas para recolher ISSQN

18 novembro 2021 - 16h07Por Redação Douranews

Há dez anos reciclando lixo eletrônico em Dourados, pelo menos dois empresários do ramo trabalham mais por idealismo do que por ganhos financeiros. Um destes é o técnico em eletrônica e jornalista autor de vários livros e revistas sobre radioamadorismo, Ademir Machado.

Ele ficou conhecido na cidade graças ao apoio da mídia douradense, como Douranews, Jornal O Progresso, Douradosagora e a TV RIT. Mas o apoio que obteve tinha um fim nobre: além de evitar que equipamentos como computadores obsoletos ou com defeitos fossem parar no lixão os aparelhos eram (e ainda são) restaurados e distribuídos para pessoas sem condições de comprar um novo.

“Nos últimos anos, com o aumento do valor do dólar, as pessoas pararam de jogar fora seus equipamentos, mas ainda é possível ver gabinetes completos jogados na frente das casas ou em locais públicos”, disse Ademir. Ele completa: “com a pandemia ainda cobrando seus tributos, muitas pessoas passaram a nos procurar por computadores capazes de realizar videoconferências, mas infelizmente o apoio ao nosso projeto praticamente desapareceu”.

Além da questão social, o douradense comenta que por muitos anos pagou todo mês seu ISSQN à Pprefeitura de Dourados, mesmo não tendo nenhum apoio por parte dela ou do órgão ligado ao meio ambiente, o Imam.

“Tenho interesse não apenas em equipamentos de informática, mas também aparelhos de radiocomunicação e eletrônicos em geral. O que não me serve, passo para um colega reciclador pioneiro em Dourados, que tem uma estrutura maior e envia regularmente o material para o processamento correto”, finaliza Ademir Machado.

Enquanto isso... A Prefeitura de Dourados firmou, através do Imam, parceria com a Recic.Le (Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS) e o CRF (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), para o recolhimento de lixo eletrônico e medicamentos vencidos. A ação começou nesta quinta-feira (18), e segue nesta sexta (19) das 8 às 17 horas e no sábado (20), das 8 horas até o meio-dia, na praça Antônio João.

Informação:

Interessados em colaborar com o projeto genuinamente douradense, podem procurar o Ademir pelo e-mail [email protected]

NOTA: Ademir Machado está selecionando e restaurando equipamentos de radiocomunicação, fotografia e outros relacionados à ciência e tecnologia, com vistas a um futuro “museu das comunicações”.