Menu
Buscardomingo, 10 de novembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
unigran25
Tecnologia

Encontro de Iniciação Científica premiou os melhores trabalhos

25 setembro 2012 - 13h15Por Redação Douranews

O VII Encontro de Iniciação Científica, o IV Salão de Pesquisa Docente e a III Mostra de Pós-Graduação, eventos realizados pela Unigran superaram todas as expectativas este ano. Ao todo, o evento contou com 400 trabalhos inscritos em diversas áreas. Durante os três dias, acadêmicos e profissionais discutiram e apresentaram pesquisas, prestigiaram lançamento de livros e ainda de uma revista.

O tema proposto, “Pesquisa, Conhecimento e Interdisciplinaridade”, fo9i abordado pela palestrante Maria Beatriz Cardoso Ferreira, que veio de Porto Alegre/RS a convite da Unigran. “Fazer pesquisa é importante não só porque gera conhecimento, mas porque faz com que os pesquisadores tenham um olhar mais critico sobre a sua realidade profissional, sobre aquilo que eles vão trabalhar no futuro, faz com que eles sejam profissionais diferenciados, não só do ponto profissional e pessoal, mas também do ponto de vista de como a sociedade os vê”, defendeu a convidada.

       A especialista no assunto afirma que, com a pesquisa, todo mundo ganha e a satisfação é para todos. “A instituição ganha na medida em que ela cumpre seu papel de formar um bom profissional. Os docentes ganham na medida em que eles também cumprem o seu papel e o aluno ganha na medida em que ele adquire conhecimento e ganha esse olhar mais critico, esse pensamento critico”, pontua Marcia.       

Os melhores trabalhos

       Dentre os 400 trabalhos expostos e apresentados, divididos em dez eixos temáticos, os primeiros três colocados receberam certificação.

Na categoria “Habitação e Planejamento Urbano”, Nayara Struziato Archilla e Ana Cristina Yamashita ficaram em primeiro lugar com a pesquisa “Requalificação Urbana e Regularização Fundiária - Bairro José Roque em Itaporã/MS”. Para a estudante Nayara, do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo, é importante ter o trabalho apresentado e premiado. “Fiquei muito feliz, me senti valorizada e motivada a participar mais de eventos de pesquisa”, disse.

       Já a acadêmica do 6º semestre de Psicologia, Mylena Miliorini, obteve a 2ª colocação na categoria “Diversidade e Cultura”. Ela e os colegas Camila Mendes Gonçalves, Jéssia de Lima Souza, Rosely Silva Gomes, Willian de Oliveira Alves, com a orientação da professora Silvia Mara Pagliuzo Muraki, apresentaram “O Trabalho de Grupo e as Contribuições Psicossociais a Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social”.

“Recebemos um pen drive de 16 GB, mas o maior prêmio foi poder participar do Salão de Pesquisa e conseguir estar entre os três melhores. Adoramos ter exposto o nosso trabalho, pois estamos no terceiro ano de faculdade e a experiência foi de grande valia, e reforçou a ideia de que estamos indo pelo caminho certo para nos tornarmos bons profissionais”, garante Mylena.