A Semac (Secretaria estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) realiza, de hoje (16) até sexta-feira (19), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do estado de Mato Grosso do Sul. O evento é coordenado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e conta com o apoio de universidades, instituições de pesquisa, fundações e da Prefeitura de Campo Grande.
O evento acontece das 8 às 19 horas, no Armazém Cultural, com entrada franca. Para o superintendente de Ciência e Tecnologia da Semac, Felipe Augusto Dias, a SNCT visa despertar o interesse dos participantes por inovações tecnológicas, promovendo a divulgação dos conhecimentos científicos. “O evento visa socializar o que é a ciência, a tecnologia e a inovação. Mostrar à sociedade o que as instituições e universidades produzem de conhecimento científico. É uma atividade importante para a qualidade de vida. Este tema, economia verde, está ligado a todos os ramos da sociedade, seja o setor de comércio, indústria ou de serviços”, afirmou Felipe.
Representando o governador André Puccinelli, o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvido do Ensino, Ciência e Tecnologia), Marcelo Turine, destacou, na abertura do evento, a integração entre as instituições de pesquisa, universidades, escolas e governo. “É um marco histórico a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Reunir e integrar instituições de ensino, universidades, escolas, o governo e a sociedade para discutir ciência e tecnologia é importante para o desenvolvimento de projetos e ações que visem à melhoria da qualidade de vida do cidadão”.
Durante a SNCT serão realizadas apresentações culturais, seminários, oficinas de educação ambiental, exposições das instituições de ciência e tecnologia, totalizando 15 estandes e premiações. A expectativa é de mobilizar 2,5 mil pessoas, somente em Campo Grande, durante os quatro dias do evento. Também acontece no mesmo espaço da SNCT a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Prêmio
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão selecionados os melhores projetos de alunos e professores sobre questões ambientais cujo tema é "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". O concurso, que reúne 16 projetos, é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Semac) para a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012) e mobilizou escolas públicas e privadas. O primeiro e o segundo colocados ganharão notebooks, impressoras multifuncionais, bicicletas ecológicas fabricadas com garrafas pet e bolsas de iniciação científica.
Um dos projetos que concorrem ao prêmio é o do aluno Luis Eduardo Nunes (13 anos), da Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira. Com o tema “Construção de Vasos Freáticos Ecológicos”, o aluno sente-se satisfeito em participar do prêmio. “Estou feliz por estar participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto, que desenvolvi com apoio de professores da escola, faz com que as plantas absorvam a água de forma a evitar o desperdiço. Este projeto pode ser implantado em escolas, parques, praças e em casas”, explicou Luis. É a segunda vez que o aluno concorre ao prêmio SNCT.
A programação está completa no endereço eletrônico www.semac.ms.gov.br/sucitec .