Menu
Buscarsexta, 21 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
unigran24
banner100
ROBÓTICA

Meninas do Sesi em ação

Mega Mentes de Dourados, criada há oito anos, vai a Taguatinga

24 março 2022 - 08h46Por Redação Douranews

As equipes da Escola Sesi que vão representar Mato Grosso do Sul na First Lego League (FLL) estão fazendo os últimos treinos para encarar a etapa regional do maior torneio de robótica do país. Quatro times sul-mato-grossenses estão na disputa: Mega Mentes (de Dourados), e ainda Capitech (Campo Grande), Alpha Droids (Aparecida do Taboado) e Tech Vikings (Naviraí). O objetivo é conquistar vagas na fase nacional da competição.

Neste final de semana, sábado (26) e domingo (27), os times do Capitech e o Mega Mentes estarão em Brasília para disputar a fase regional Centro-Oeste no Sesi de Taguatinga. Já nos dias 1 e 2 de abril, é a vez das equipes Alpha Droids e Tech Vikings competirem na fase regional Sudeste no Sesi Penha, em Vitória, no Espírito Santo. As equipes são compostas por até 10 competidores com idades entre 9 e 16 anos, e direcionadas por dois treinadores adultos.

A temporada atual do FLL está focada no desenvolvimento de projetos ligados a transporte e logística. Batizada de “Cargo Connect”, ela desafia jovens a criar projetos de inovação, construir e programar robôs, e colocá-los para completar missões, aplicando conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Dourados

Tradicional nos torneios de robótica, a equipe Mega Mentes foi criada há oito anos e tem no currículo a participação em diversos torneios locais, regionais e nacionais. Em 2021, o time de Dourados ficou em segundo lugar na etapa regional em Brasília. Para este ano, a Mega Mentes inovou na composição da equipe: todas as integrantes são garotas, com idades entre 13 e 16 anos.

“Temos algo único, que é a participação somente de meninas. Isso mostra que ciência e tecnologia é para mulheres também. Estamos trabalhando muito duro para conquistar uma vaga para o nacional, tarefa que não será fácil", conta o técnico da equipe Wesely Sarati Coelho.