Menu
Buscarsexta, 21 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
unigran24
banner100
ROBÓTICA

Programa é lançado em Dourados

Secretária diz que é o começo de grande renovação

26 abril 2022 - 09h41Por Redação Douranews

O prefeito Alan Guedes lançou nesta segunda-feira (25), no Campus Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o Programa de Robótica da Reme (Rede Municipal de Ensino). No primeiro dia de capacitação para os professores, alunos dos anos finais das escolas municipais, além de diretores, diretores adjuntos das 46 escolas e professores, foram convidados para uma entrega simbólica do kit robótico.

“Tenho convicção que esse Programa de Robótica, que estamos apresentando hoje, vai ser o primeiro de muitos que virão para mudar a história da nossa Rede Municipal de Ensino. As escolas municipais da nossa cidade terão do 6º ao 9º ano, um material de excelência para nossos alunos, um ensinamento que vai servir para a vida toda, para a família, independente da carreira que cada aluno nosso escolher seguir. Queremos que nossos alunos tenham o melhor”, ressaltou Alan.

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que serão usados por alunos do 6° ao 9° ano no período do contraturno. Ao todo serão 24 novos laboratórios equipados para atender os estudantes. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia, isso inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

“Hoje é o primeiro dia do Programa de Robótica da Reme e fomos em busca do que há de melhor para os nossos alunos, porque acreditamos que eles tem e terão cada vez mais as condições para pleitear uma vaga e ser aluno do IFMS, ou de onde eles quiserem. É a primeira vez que a Reme tem um investimento tão inovador. Além dos kits de robótica, o município adquiriu 1.100 novos computadores. É necessário fazer a renovação para beneficiar os alunos e eu agradeço ao prefeito Alan por tudo que fez e faz pela nossa Reme”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados) já usa a tecnologia em suas aulas e por isso, é parceiro no programa. “A robótica é matemática, é raciocínio lógico, é ferramenta pedagógica para o desenvolvimento dos alunos. Investimentos como esse farão uma grande diferença na formação destes estudantes, que terão essa oportunidade”, acredita Carlos Vinícius Figueiredo, diretor geral do IFMS.

Estavam presentes na abertura, o professor Clovis Augusto Niiyama, coordenador do Projeto de Robótica da Semed e os secretários Wellington Rocha (Governo), Vander Matoso (Administração), Paulo César Nunes (Procurador do Geral do Município), Herinque Sartori (assessor especial) e a comandante da Guarda Municipal, Liliane Graziele Céspedes.