A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que recentemente realizou a maior compra de livros desde que foi fundada, está em meio a um dos maiores processo de aquisição de computadores. São mais 1.100 novas máquinas adquiridas com fontes estadual, federal e de emendas parlamentares. “É um momento marcante em nossa instituição devido ao volume de investimentos que têm sido feitos em diferentes áreas da Universidade”, diz o reitor Fábio Edir.
Desse total de computadores em processo de aquisição, 194 máquinas já chegaram e estão sendo instaladas nas unidades de Dourados e Ponta Porã. Estas unidades são as primeiras a receberem o equipamento devido ao processo de saneamento que alguns de seus cursos vêm passando durante este ano. “Fazia sete anos que os computadores não eram trocados e a defasagem nos equipamentos acabou desestimulando muitos alunos. Agora a situação é diferente, as máquinas que chegaram têm uma configuração excelente”, diz o coordenador de Ciências da Computação, Nilton César de Paula.
De acordo com Fabrício de Paula, coordenador adjunto de Sistemas de Informação, 150 computadores ficarão na unidade de Dourados e os demais seguem para Ponta Porã. Em Dourados, as maquinas serão distribuídas entre os laboratórios de Ciências de Computação, de Sistemas de Informação, o laboratório interdisciplinar em que os demais cursos poderão agendar para aulas e um laboratório da comunidade que pode ser acessado pelos alunos para uso geral.