O Cristo Redentor, um dos maiores símbolos do Brasil, vai dar um “abraço”, na noite desta terça-feira (19/10), na campanha “Carinho de Verdade – um gesto contra a violência sexual de crianças e adolescentes” para chamar a atenção de toda a sociedade a um problema sério e de difícil solução: a exploração sexual comercial de meninas e meninos. O primeiro “abraço” será por volta das 19h30 (horário de Mato Grosso do Sul) e, a cada mil abraços virtuais que forem dados na campanha Carinho de Verdade por meio do site www.carinhodeverdade.org.br, o Cristo Redentor repetirá o gesto por meio de efeitos visuais.
O site transmitirá todo o evento ao vivo e, além do “abraço”, também será realizado um evento, na estação do bondinho do Morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para buscar a adesão de mais instituições, públicas e privadas, e da mídia para ampliar a rede de mobilização social e de enfrentamento da violência sexual no Brasil. Muitos artistas já aderiram, fazendo o gesto símbolo da campanha, que é o abraço. A campanha Carinho de Verdade busca articular uma grande mobilização nacional em defesa de uma infância e adolescência digna para todos.
Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual, que há dois anos vem, por meio do Programa ViraVida implantado em nove capitais e adotado por todo o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop), trabalhando para dar uma nova oportunidade a jovens e adolescentes de 16 a 21 anos de idade vítimas de exploração sexual comercial. A campanha traz para o debate do tema a contribuição das empresas, públicas e privadas, essenciais para a mudança de paradigma, de valores e comportamentos em nossa sociedade e como contribuição o apoio a projetos sociais de promoção de direitos e inserção de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Carinho de Verdade foca na afirmação dos direitos humanos como um pré-requisito da cidadania plena de todos e os números de jovens e adolescentes vitimados por exploração sexual comercial não passam de estimativas. Por ser um problema velado, de difícil enfrentamento, estudos acadêmicos focam mais no fenômeno e seus impactos sobre a infância e a juventude do que no levantamento de números desse contingente de meninos e meninas vitimados. Mas estimativas apontam para milhares de desassistidos, marginalizados, cidadãs e cidadãos de segunda categoria vivendo em situação de vulnerabilidade social.
A campanha será veiculada pela Rede Globo, parceira da Campanha Carinho de Verdade, sendo que o evento do “abraço” do Cristo Redentor, patrocinado pela Petrobrás e realizado em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), tem o apoio do Sesc/Senat, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Parque da Floresta da Tijuca e Caixa Econômica Federal. As parcerias já são numerosas, incluindo desde grandes empresas públicas, pequenos estabelecimentos comerciais que disponibilizam vagas para os formandos do Projeto ViraVida até organizações internacionais, como o UNICEF e a OIT.