O Governo Federal investirá R$ 5,5 milhões em projetos de extensão que tenham como suporte as redes e tecnololgias de informação e comunicação, conforme edital lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) serão os responsáveis pela viabilização dos projetos que deverão contribuir para a inclusão digital e social, assim como para o desenvolvimento sustentável local, através da disseminação e transferência de tecnologia em comunidades.
As propostas devem estar claramente caracterizadas como projeto de extensão inovadora nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.
Cada projeto pode solicitar o valor de até R$ 68,7 mil e ter prazo máximo de execução de 12 meses. Caso haja acréscimo de recursos, o prazo de execução do projeto pode ser prorrogado por igual período. O projeto não pode ter duração superior a 24 meses.
O proponente deve ser professor de instituição de ensino superior pública ou privada, sem fins lucrativos, ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ainda ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. O pesquisador aposentado pode apresentar projeto desde que comprove manter atividades acadêmico-científicas.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente pela internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 20 de outubro.