André pagou R$ 250 pelo aparelho, que teria MP3, câmera fotográfica e televisão, no site Mptudo. Foram 40 dias de espera pela encomenda, que não chegou.
Agora, ele busca saber se o erro foi do fabricante, que não enviou o produto, ou se o celular desapareceu nos Correios, que é responsável pela entrega.
A compra e a venda na internet se tornaram comuns devido a facilidade e a agilidade do processo. Alguns sites ainda oferecem descontos atrativos. Apesar disso, o Procon já registrou cerca de 2 mil reclamações de compras desse tipo em todo o país.
Nestes casos, o consumidor pode reclamar pelo site do órgão de defesa do consumidor. O caso é analisado por técnicos da fundação e depois as empresas são notificadas.
Para evitar transtornos, o Procon recomenda que os produtos sejam comprados através de referências de outras pessoas que já adquiriram. Além disso, é importante priorizar ou optar pelo pagamento através de cartão de crédito, pois, em caso de descumprimento ou não entrega, o consumidor pode solicitar o estorno.