O Programa Senai Casa Aberta vai abrir, de 5 a 7 de outubro, as portas das unidades da entidade em Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina para que a comunidade possa obter mais informações sobre qualificação profissional. De acordo com a coordenadora do projeto em Mato Grosso do Sul, Ilana de Alencar, trata-se de uma oportunidade única para que a população e os futuros profissionais conheçam mais sobre o Senai e descubram todos os caminhos que a entidade oferece para a melhor formação profissional.
Ela explica que o Senai Casa Aberta revela novidades e oferece aos jovens, escolas e comunidade palestras, mostras tecnológicas, mini-cursos, orientação profissional e visitas aos laboratórios que simulam o dia-a-dia da indústria. “São diversas oportunidades de interação e um ambiente ideal para o seu contato com o conhecimento, quando você pode experimentar e conhecer o universo das profissões e decidir com mais segurança qual carreira profissional deseja seguir”, detalhou.
O Programa Senai Casa Aberta, que foi iniciado em 2007 na cidade de Joinville (SC) e estendeu-se no ano passado para outras 60 unidades do Senai em oito Estados, será realizado pela primeira vez em Mato Gross do Sul e simultaneamente com outras 303 unidades da entidade espalhadas pelas 27 unidades da federação. No Estado, as unidades Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina estarão abertas para a visitação das 8 às 17 horas, com intervalo de duas horas para o almoço, nos dias 5, 6 e 7 de outubro com visitas guiadas e monitoradas.
“A nossa estimativa é que cerca de 3 mil pessoas conheçam os serviços do Senai nesses três dias de portas abertas”, estimou Ilana de Alencar, completando que a visitação pública é uma oportunidade de demonstrar a qualidade do ensino oferecido pelo Senai. “Estamos acostumados a levar o Senai para fora dos muros da escola, capacitando pessoas em outras localidades onde não temos unidades. Agora, chegou a hora de trazer essas pessoas para a nossa realidade, apresentando o corpo docente, a estrutura física e o projeto pedagógico”, concluiu.