Com o objetivo de economizar energia, o horário de verão começa domingo (21) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora e permanecer assim até o dia 17 de fevereiro de 2013. Por causa da mudança repentina, os brasileiros dessas regiões tendem a se sentir mal e demorar para acostumar com o novo horário.
Para facilitar a ambientação das pessoas, o Ministério das Minas e Energia e organismos do Ministério da Saúde orientam alguns procedimentos para as pessoas que serão atingidas nessa mudança:
1. Alguns dias antes do início do horário de verão, tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual. Comece antecipando 30 minutos por dia. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso.
2. Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.
3. Relaxe no dia em que o horário de verão entra em vigor, evitando indisposição. Pegar leve nos exercícios, realizar atividades que acalmem, como yoga, por exemplo, é uma saída.
4. Faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.
5. Durante o horário de verão, deixe todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, evitando perder tempo ou passar nervoso antes de sair de casa na segunda-feira.
6. Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.