Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Cidades

FatecSenai abrem a 1ª Semana Tecnológica em Serigrafia

14 março 2011 - 12h15Por Redação Douranews

O evento será realizado até a próxima sexta-feira (18/03) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco

A FatecSenai Campo Grande ou no Sindivest/MS abre nesta segunda-feira (14/03), às 14 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a 1ª Semana Tecnológica em Serigrafia, que prossegue até a próxima sexta-feira (18/03). Segundo o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, a programação está bem diversificada, contemplando palestras sobre vários temas relacionados à indústria serigráfica, além de oficinas.

“Será um evento bem prático voltado para atender a demanda do segmento industrial”, declarou Francisco Veloso, lembrando os participantes também terão a oportunidade de conhecer novidades em equipamentos e produtos, palestras sobre inovação para se manter no mercado, empreendedor individual, financiamentos por meio do Banco do Brasil e reciclagem de lixo industrial.

O empresário Aldo da Silva Ramos, por exemplo, vai expor e detalhar a melhor forma de utilização das tintas à base de solvente, plastizo, siricril e hidrocril. “São produtos já utilizados na produção serigráfica, mas também vamos apresentar diversas novidades, como tinta e solvente UV e hidroviscolycra, que é uma tinta especial para uso em tecido de ginástica”, adiantou o proprietário da Imagem Distribuidora de Tintas, parceira do evento.

Uma das oficinas a serem realizadas será a de editoração gráfica para a serigrafia, ministrada pela equipe da Silk Camiseteria, também parceira do evento. Segundo o empresário Gilzeu Miranda Pereira, a intenção é de oferecer um melhor entendimento sobre o processo para que os serígrafo entenda melhor os arte-finalistas e vice-versa. “É importante que um tenha uma melhor noção do trabalho do outro, pois isso evita defeitos na hora de finalizar o trabalho. Não iremos ensinar o programa Corel Draw e sim dar dicas e detalhes como deve ser feita a separação de cor e cemyk, entre outros detalhes”, adiantou.

O gerente da agência Bandeirantes do Banco do Brasil, Délcio Vesenick, destacou que a instituição financeira vai apresentar as linhas de crédito disponíveis para financiamento de máquinas e capital e giro. “Vamos falar sobre o FCO, Cartão BNDES e Proger Empresarial, que são próprios para pequenas empresas”, destacou, lembrando que a taxa de juros das linhas variam de 6% a 12% ao ano e o prazo pode chegar a até 10 anos.

Gerenciamento de resíduos

Ainda está programada uma palestra sobre o gerenciamento de resíduos feita pelo gestor ambiental Miguel Salum, da Podium Serviços Ambientais, que repassará informações sobre a classificação dos materiais que podem ser reciclados, os que devem ser tratados e a destinação correta. “Nós vamos oferecer essas informações e ainda tratar da legislação específica para que os participantes tirem as eventuais dúvidas sobre as normas vigentes e conheçam todo o processo de reciclagem, tratamento e descarte dos resíduos”, detalhou Miguel Salum.

Já o presidente do Sindivest/MS reforça que a palestra vai permitir aos participantes ampliar os conhecimentos. “Vamos disponibilizar para os empresários que trabalham com serigrafia o conhecimento de como continuar desenvolvendo os processos, com uma atenção ainda maior às questões ambientais, informando as facilidades de se fazer isso com vistas à recuperação de resíduos”, declarou.

Para a supervisora do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) da FatecSenai, Silvia Pasqualotto, incluir a palestra sobre gerenciamento de resíduos na programação do evento é uma forma de sensibilizar ainda mais os empresários para a questão ambiental. “Assim eles podem esclarecer as dúvidas e se atualizar sobre as empresas que dispõem do serviço de coleta dos materiais”, reforçou, lembrando ainda que serão oferecidas oficinas de diferentes temas.

“Teremos oficina de editoração gráfica com parceria com a empresa Método Soluções Corporativas, serigrafia, matrizes e tintas serigráficas, aplicações diferenciadas em serigrafia, entre outras, além da exposição de máquinas e equipamentos e ainda uma pequena fábrica de confecção de camisetas, bonés e brindes para ser serigrafadas”, acrescentou Silvia Pasqualotto.

Campanha

Os participantes da 1ª Semana Tecnológica em Serigrafia também poderão ajudar as famílias prejudicadas pela chuva dos últimos dias. O evento também vai arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene, como parte das ações do Carnacores SOS MS, campanha realizada pelo Cores (Conselho de Responsabilidade Social) da Fiems para arrecadação de donativos a serem entregues a famílias que tiveram perdas por conta da chuva.

Segundo o presidente do Sindivest/MS, até a manhã da sexta-feira passada ao menos 150 pessoas já haviam se inscrito para participar do evento. “Esperamos que somados os participantes dos treinamentos e o público visitante o evento consiga reunir cerca de mil pessoas, que poderão contribuir fazendo as doações”, declarou.

Ele destacou ainda que a iniciativa ilustra a preocupação do setor com o lado social. “Não será um evento para apenas treinar os profissionais da área de serigrafia e sim uma oportunidade de também ajudar essas famílias que vivenciam um momento muito triste”, ressaltou.

Serviço – Mais informações com a FatecSenai Campo Grande pelo telefone (67) 3321-0421, ramal 227, ou pelo e-mail [email protected] ou ainda com o Sindivest/MS pelo telefone (67) 3325-7478 ou 8111 9044 ou também pelo e-mail [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também