Menu
Buscarsegunda, 15 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
10°C
unigran24
Cultura

Fernanda Montenegro é 'a falecida' em Cineclube UFGD

23 novembro 2016 - 18h43

“A falecida” (1965), filme brasileiro dirigido por Leon Hirszman, será exibido gratuitamente neste sábado (26), às 17 horas, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD em Dourados. Um dos expoentes do Cinema Novo, Leon Hirszman é o mesmo diretor de “São Bernardo” (1971) e “Eles não usam black-tie” (1981).

Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, “A Falecida” trata da alienação das classes populares, é o primeiro filme protagonizado por Fernanda Montenegro e já lhe rendeu os prêmios de melhor atriz na Primeira Semana do Cinema Brasileiro e também no Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Sicredi

Além dessa categoria, “A Falecida” recebeu ganhou também como melhor filme, melhor diretor (Leon Hirszman), melhor ator (Paulo Gracindo) e melhor argumento (Nelson Rodrigues) no Segundo Festival de Cinema de Teresópolis, em 1965, e no ano de 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

De acordo com a sinopse, Zulmira (Fernanda Montenegro) é uma mulher obcecada pela ideia da morte e assim ter um enterro de luxo para compensar a vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Ao saber que tem uma boa saúde, fica totalmente abalada e por fim acaba contraindo uma tuberculose. Como último pedido, pede ao marido desempregado um grande e luxuoso enterro.