Menu
Buscarsegunda, 08 de junho de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
unigran26
SAÚDE PÚBLICA

Dourados sedia Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS

Evento de três dias reunirá gestores, trabalhadores e usuários para debater o futuro das políticas públicas de saúde e definir diretrizes locais.

08 junho 2026 - 11h22Por Assessoria

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a Conferência Municipal de Saúde 2026 nos dias 17, 18 e 19 de junho. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o encontro visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e construir coletivamente propostas para atender às necessidades da população douradense. O evento acontecerá no auditório do Bloco 10 e nas salas dos blocos 6 e 9 da Unigran, com abertura oficial marcada para as 19h do dia 17.

A programação da conferência é estruturada para maximizar o debate e a colaboração. No dia 18, as atividades ocorrerão em período integral, das 8h às 11h e das 13h às 17h, incluindo palestras, mesas de debates e grupos de trabalho. Já no dia 19, a parte da manhã, das 8h às 11h, será dedicada à conclusão dos trabalhos e às deliberações finais. Serão disponibilizadas 300 vagas para a participação de conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, além de representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, estudantes, instituições de ensino e autoridades.

Quatro eixos temáticos centrais guiarão as discussões, abrangendo aspectos cruciais para a saúde pública. São eles: "Democracia, saúde como direito e soberania nacional"; "Financiamento adequado e suficiente para o SUS"; "Desafios para o SUS diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental"; e "Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral". Estes temas buscam aprofundar a reflexão e a criação de estratégias que garantam a saúde como um direito fundamental e universal.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, ressaltou a importância da conferência como um momento de debate, planejamento e reflexão sobre os serviços oferecidos à população. A expectativa é de uma participação massiva de organismos ligados à saúde pública, não apenas de Dourados, mas de toda a região e do estado, promovendo a troca de experiências para o aperfeiçoamento das ações e a correção de rumos quando necessário. A conferência se estabelece como um espaço democrático para a definição de diretrizes que nortearão as políticas de saúde no município.

Este evento em Dourados assume um papel preparatório crucial, uma vez que suas discussões e propostas contribuirão para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro nacional, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), está agendado para 2027, em Brasília, e abordará eixos temáticos semelhantes, como "Democracia, saúde como direito e soberania nacional", "Financiamento adequado e suficiente para o SUS", "Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental" e "Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral".