O prefeito Marçal Filho determinou nesta terça-feira (23) a retomada das obras de cobertura do setor hortifrutigranjeiro da Feira Livre Central “Prefeito João Totó Câmara”, localizada na região do Grande Água Boa. Aa retomada da obra reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da Feira Central, considerada um dos principais pontos de encontro das famílias douradenses.
“Aqui, além de produtos fresquinhos, é também um espaço de lazer, de confraternização, então tanto quem trabalha quanto quem visita merece estar bem acomodado, em um lugar agradável, estruturado e essa é nossa luta”, destacou o prefeito, ao lembrar dos investimentos realizados pela administração municipal em espaços públicos da cidade.
Durante o ato, Marçal Filho ressaltou ainda que a retomada de obras paralisadas e abandonadas por gestões anteriores tem sido uma das prioridades da gestão, evitando desperdício de recursos públicos e garantindo a entrega de benefícios à população. Ele lembrou de diversas obras em andamento na área da Saúde, "como a que iniciamos na Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Estados, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a retomada dos obra dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e outros projetos que estavam engavetados ou com obras paralisadas”, ressaltou.
O prefeito citou ainda ações importantes para a população douradense como a retomada das operações comerciais do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, que hoje oferece voos diários ligando Dourados com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, bem como a conclusão das obras e entrega do Ginásio Municipal de Esportes, que está recebendo competições importantes e divulgando Dourados para todo Brasil. “Estamos trabalhando para que o dinheiro investido seja valorizado e para que a população tenha acesso a mais serviços”, pontuou.
A expectativa é de que a conclusão da estrutura fortaleça a atividade econômica dos feirantes, amplie a capacidade de atendimento do espaço e ofereça mais comodidade aos consumidores. “Não se trata apenas da retomada de uma obra paralisada, mas também de oferecer dignidade às famílias que tiram seu sustento dessa feira”, enfatizou. “Além disso, quando essa obra estiver finalizada, vamos ampliar em 30% o número de feirantes trabalhando nesse espaço”, completou Marçal Filho.
Representando os feirantes, Josemar da Silva Ferreira, de 52 anos, que trabalha na Feira Central há três anos, classificou o momento como histórico para a categoria. “Nosso profundo agradecimento ao prefeito Marçal Filho por esse momento que realmente vai marcar a história”, ressaltou. Ele disse que os trabalhadores do local aguardavam pela obra, "um sonho pelo que representa para todos nós e também para a cultura da sociedade douradense”.
Com a conclusão da cobertura, a Prefeitura de Dourados busca fortalecer ainda mais a Feira Central como referência regional na comercialização de produtos diversos, reafirmando o compromisso de melhorias na infraestrutura de distintos pontos do município.
DETALHES TÉCNICOS
A empresa responsável pela execução dos trabalhos será a CR Arquitetura e Construção Ltda., com prazo estimado de três meses para conclusão. A retomada da obra atende a uma antiga reivindicação dos feirantes e da população que frequenta a Feira Central, um dos mais tradicionais espaços de comercialização, lazer e convivência de Dourados.
O investimento total será de R$ 3.479.500,24, com parte dos recursos garantidos pela senadora Soraya Thronicke, além de R$ 56.400,32 em contrapartida do município. A intervenção contempla uma área de 3.795 metros quadrados e permitirá a conclusão da estrutura, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho aos comerciantes, além de um atendimento mais adequado aos consumidores.
O projeto prevê a instalação da cobertura com telhas de aço galvanizado, além da execução das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raios, e do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.


Feirante agrade iniciativa da Prefeitura com obra - (Foto: Divulgação )




