Menu
Buscarsábado, 14 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Dourados

Murilo propõe mais autonomia para Ceims no ano que vem

09 novembro 2012 - 14h20Por Redação Douranews

Reunido na manhã desta sexta-feira (9) com coordenadores dos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), o prefeito Murilo Zauith disse que a partir de 2013 a Prefeitura vai conceder maior autonomia a esse setor da educação. Ele disse que cada coordenador é um gestor e deve assumir esse papel, administrando de fato e de direito a unidade.

De acordo com o prefeito, o primeiro passo foi dado em 2012, com os coordenadores gerenciando os recursos para pequenos reparos e serviços na área elétrica e hidráulica, que geralmente ficavam travados pela falta de condições de atendimento por parte da Secretaria municipal de Educação.

O secretário de Educação Walteir Luiz Betoni lembrou que foram registradas várias situações em que, por pequeno problema em uma tomada, determinada dependência ficava sem energia por vários dias. Ele comentou que o prefeito considerou o fato um “absurdo” e determinou o repasse de uma verba mensal às APMs (Associações de Pais e Mestres), para atender essas emergências.

Conforme o secretário, as APMs dos Ceims foram criadas na atual administração, também por iniciativa do prefeito Murilo.

A próxima ação em busca da autonomia, para entrar em execução já em 2013, será o repasse de recursos para que o próprio Ceim faça a aquisição dos produtos da merenda escolar. “É o meio mais viável e facilitado para que cada unidade tenha sua merenda da forma que entender melhor”, explicou Murilo.

Conforme o prefeito, como não existe a necessidade de processo licitatório, a coordenação de cada Ceim vai escolher o local mais barato para comprar, definir o cardápio e poderá escolher o meio de armazenamento, optando pela compra mensal, semanal ou diária e ainda, não correrá o risco de receber produto prejudicado durante o transporte.

Murilo informou que todos os detalhes estão sendo avaliados através de uma equipe técnica, inclusive os valores do repasse, para serem discutidos com os coordenadores. Depois disso, os gestores dos Ceims serão capacitados na área de gerenciamento, para saber como proceder na prestação de contas.

A autonomia, de acordo com o prefeito, é uma maneira de valorizar o profissional que administra uma instituição e dar a ele a responsabilidade pelo cargo que exerce. Com essa autonomia, Murilo entende que terá mais condições de exigir resultados. “Não interferimos, nem politicamente, no trabalho de vocês, mas vamos cobrar qualidade”, reafirmou o prefeito.

A reunião com os coordenadores serviu também para uma avaliação do trabalho executado em 2012 e para tratar de assuntos relacionados às matriculas. Foi discutido também o sistema de funcionamento dos Ceims a partir das alterações em relação à contratação e atuação dos assistentes pedagógicos, que passam a ser tratados como professores, segundo a assessoria de comunicação do Município.