Um outdoor instalado há algum tempo sobre uma das lojas na área central de Dourados vem chamando a atenção de curiosos e provocando sentimento de indignação por parte de alguns setores do comércio local. A placa convida para visitar o Paraguai e sugere que os consumidores devam ir às compras no shopping China.
A propaganda, que para alguns é vista como mais um instrumento de marketing, provoca a maior bronca mesmo é no proprietário da loja onde ela foi fixada, uma empresa de comercialização de equipamentos eletrônicos e revelação de fotos, dois ingredientes que mais chamam a atenção de turistas em visita ao comércio do País vizinho.
“E o pior é que não posso fazer nada. O prédio é alugado e a empresa que contratou a locação do outdoor acertou isso direto com a imobiliária”, lamenta o dono da loja, Ivanildo Soares. Além do mais, ele reclama que, com o peso da placa sobre a marquise, o prédio já apresenta rachaduras e está com a estrutura comprometida.
Rachadura na parede do prédio teria sido provocada pelo peso da placa
A reclamação de comerciantes locais com relação à ostensiva propaganda de empresas do Paraguai chegou a provocar, recentemente, uma mobilização das entidades do comércio junto às autoridades da Receita e da Polícia Federal, no sentido de apertar a fiscalização quanto aos produtos que são trazidos por consumidores brasileiros, em especial de Dourados e Campo Grande, que fazem do Paraguai um dos mais assíduos roteiros de compras.
“Não podemos impedir uma empresa de fazer propaganda. Da mesma forma que eles [o shopping China] vem aqui, o comerciante de Dourados e da região pode anunciar em outras cidades. O que a gente tem apertado são os pedidos de fiscalização, justamente para tentar evitar o descaminho de mercadorias e a concorrência desleal”, observa o presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Francisco Eduardo Custódio.