A direção local da Sanesul já estuda a possibilidade de racionamento nos serviços de distribuição de água em Dourados. Em razão do forte calor deste final de inverno, o SAA (Sistema de Abastecimento de Água) encontra-se com os reservatórios com nível bem abaixo do normal. No final de semana, os indicadores do sistema de captação registraram até 80% de excesso do consumo médio.
Além disso, o fato de estarmos há quase 80 dias sem chuvas tem exigido da população maior consumo do líquido. Muitas famílias acabam molhando calçadas, telhado e até lavando a frente das casas, para umidificar o ambiente, devido a grande estiagem. “Isso poderá ocasionar até desabastecimento temporário”, afirma o gerente da empresa em Dourados, Paulo César Torraca.
A primeira orientação da direção da Sanesul é para que a população priorize o uso racional da água, evitando o desperdício. “Esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos e tão logo o sistema esteja sendo normalizado, todos poderão retomar o sistema normal”, afirma o gerente.
Em comunicado, a gerência da empresa disponibilizou os telefones 115 (tele-atendimento) e 3422-4500 para esclarecimentos sobre os trabalhos realizados em Dourados.