O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo de geada para Dourados e outros 23 municípios do Estado. O aviso é válido no período compreendido entre as 3 e 8 horas da manhã desta terça-feira (29), quando a previsão mínima será de 1ºC e máxima de 13ºC ao decorrer do dia.
A queda na temperatura teve início na madrugada de sábado para domingo e hoje (28), a mínima chegou a 4ºC, com sensação térmica de 2ºC e máxima de 9ºC. O coordenador municipal da Defesa Civil, Jamil da Costa Matos, contou que a instituição encaminhou um alerta meteorológico na última sexta-feira (25) e, com isso, a equipe realizou alguns serviços de prevenção.
“Existe um trabalho de monitoramento das áreas de risco no município. Desde o fim de semana visitamos alguns pontos e, com isso, realizamos o corte de uma árvore que apresentava queda de risco iminente e fizemos também a poda de alguns galhos”, pontua.
Matos ainda explicou que esses serviços são casos excepcionais para evitar que haja queda de árvores que venha a provocar danos aos munícipes, mas seguindo as diretrizes municipais essa é uma responsabilidade do morador que ao identificar o risco, que deve fazer a solicitação de corte de árvore na Central do Cidadão, onde é montado um processo e encaminhado para o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados).
A Semas (Secretaria municipal de Assistência Social) realiza trabalhos de amparo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, previamente cadastradas, visando promover o apoio necessário nessas condições climáticas.