Os meses de novembro e dezembro registram aumento no número de contratações temporárias, impulsionado pelas vendas de Natal. Na temporada de 2012, 155 mil postos de trabalho devem ser abertos em todo País. A mão-de-obra, 5,5% maior do que o verificado em 2011, será aproveitada pelo comércio (75%) e pela indústria (25%).
Com o incremento do 13º salário e redução de juros bancários, as vagas serão preenchidas em comércio de rua, shoppings e supermercados, aponta pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem). Na indústria, os empregos temporários estão nas áreas de bens de consumo como alimentos, bebidas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papel.
O momento é bom para quem busca a primeira colocação profissional, já que a expectativa é que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens sem experiência. "O trabalho temporário tem uma importante função social, pois permite que jovens sem experiência vivenciem a rotina de trabalho e adquiram conhecimento", diz Vander Morales, presidente do Sindeprestem.
Uma boa notícia é que, dos milhares de contratos temporário previstos, 15% têm chance de efetivação, o que representa 23 mil brasileiros, revela a pesquisa. "Para ser efetivado é preciso demonstrar dedicação e interesse em ajudar e aprender. Agilidade também conta, pois no período que antecede o Natal, a rotina é agitada e o funcionário tem que ter jogo de cintura", recomenda Jismália de Oliveira Alves, presidente da Asserttem.
Perfil das vagas
Sete cargos chamam a atenção dos recrutadores do comércio para o período: analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, estoquista, etiquetador e vendedor. De acordo com a pesquisa, a remuneração pode chegar a R$ 1.055, com direito a vale-transporte e vale-refeição, além de possíveis prêmios por metas atingidas. Para candidatar-se é necessário ter ensino fundamental ou médio completo, facilidade de comunicação, habilidade para o trabalho em equipe e bom atendimento. Homens com idade entre 18 e 39 anos representam 53% das contratações, contra 47% de mulheres.
Na indústria, os salários são maiores, alcançando R$ 1.390, mais benefícios. As aberturas serão, principalmente para auxiliar administrativo, auxiliar de departamento financeiro, motorista, nutricionista, operador de empilhadeira e técnico em manutenção industrial. Espera-se que 68% das vagas sejam ocupadas por homens e 32% por mulheres, ambos com ensino médio completo e cursos específicos em suas áreas.
Mapa da mina
Responsável por 51,87% das vagas abertas em todo o Brasil, a região Sudeste terá 80.399 novos empregados na temporada de Natal desse ano. O estado de São Paulo se consagra como o maior gerador de oportunidades, sendo 46.299. Na sequência aparecem Minas Gerais (16.957) e Rio de Janeiro (14.229).
Fora da região, Paraná (10.525), Rio Grande do Sul (9.595), Bahia (6.076) e Goiás (5.875) se destacam na distribuição de postos de trabalho. O pior resultado é do estado de Roraima, com apenas 171 oportunidades.