Menu
Buscarsegunda, 15 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
10°C
unigran24
Educação

Educação capacita professores que vão atuar na Escola Integral

08 fevereiro 2017 - 11h43

Professores, diretores e coordenadores das 12 escolas estaduais que integram o Programa de Educação em Tempo Integral – aEscola da Autoria -, implantado este ano pelo Governo do Estado em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí, participam, durante esta semana, de um curso de formação específica, obrigatória, para socialização e apropriação do modelo pedagógico e de gestão da nova proposta para o ensino médio.

A nova metodologia educacional implantada pela Secretaria estadual de Educação em cinco municípios neste ano letivo centraliza-se em uma proposta pedagógica onde o aluno é o protagonista e com foco na aprendizagem e no combate à evasão e repetência, cujos índices na Rede Estadual de Ensino chegam a 26%. Das doze escolas que funcionarão em período integral, oito são em Campo Grande. As aulas começam segunda-feira (13) que vem.

Sicredi

A capacitação dos professores, que está sendo realizada no campus da UEMS (Universidade Estadual de MS), em Campo Grande, reúne mais de 300 profissionais do Magistério e também educadores e alunos de Pernambuco, estado considerado modelo na implantação do ensino em tempo integral e hoje com a maior nota (3,9) do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A abertura ocorreu na segunda-feira, com a presença da secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola.

Convivência ideal

A experiência dos pernambucanos na conquista do padrão de excelência no ensino médio é um dos principais temas da formação dos professores, os quais receberão uma base teórica e metodológica do novo modelo pedagógico. “Será uma semana de imersão e aprofundamento para entender esta proposta diferenciada de ensino, com ênfase no protagonismo juvenil”, explicou Deyse Maranhão Alves, coordenadora da equipe de implantação da Escola da Autoria.