O superintendente de Políticas para a Educação da Secretaria de Estado de Educação (SED), Waldir Leonel, lidera uma equipe com representantes da Educação de todo o Brasil em um intercâmbio de 10 dias nos Estados Unidos. A equipe é formada por gestores da área dos 26 estados e do Distrito Federal e viaja para conhecer as experiências exitosas nas escolas americanas.
O grupo já está nos EUA e formado por vencedores do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O prêmio avalia projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O vencedor que representa Mato Grosso do Sul na excursão é o diretor da Escola Estadual Frei João Damasceno, de Caarapó, Nei Geller.
Com apoio da Unesco e da Embaixada dos Estados Unidos, o grupo iniciou a viagem por Washington, onde conhece as políticas públicas de educação do Departamento de Educação dos Estados Unidos, que equivale ao nosso Ministério da Educação (MEC), e as estatística que embasam os relatórios anuais do National Center for Education Statistics (NCES), semelhante ao nosso Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Ainda em Washington, os gestores foram apresentados à experiência do tronco comum da estrutura curricular em nível estadual para construção da Base Nacional Curricular a partir de apenas duas disciplinas: Matemática e Inglês.
“Conhecer as bases da educação de um país nas proporções dos Estados Unidos está sendo uma experiência única”, avalia Leonel, escolhido para representar o Consed no intercâmbio. Até o dia 23, os gestores se dividem em três grupos com destinos diferentes e, antes de voltar ao Brasil, se juntam em Nova Iorque para conhecer as particularidades educacionais daquele estado. Nesta quarta-feira, parte do grupo cumpre agenda em Minneapolis. “Esperamos que eles tragam conhecimentos e iniciativas que possam contribuir com a educação brasileira”, espera a secretária da SED, Maria Cecília Amêndola da Motta.
A convite da embaixada americana, antes de embarcar os gestores cumpriram agenda em Brasília, onde participaram de palestras na Casa Thomas Jefferson. Também conheceram o movimento Maker, que estimula o aprendizado por meio do fazer, e o Programa Globe, uma parceria com a Agência Espacial Americana (NASA) que busca promover o ensino prático para a difusão da ciência, estimulando a educação ambiental e a descoberta científica.