Menu
Buscarsegunda, 16 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
elas
Educação

Duas questões do primeiro dia do Enem podem ser anuladas

04 novembro 2012 - 13h55Por Redação Douranews

Professores de cursinhos que acompanharam o primeiro dia das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizadas ontem (3), apontaram que pelo menos duas questões da prova de Ciências da Natureza podem ser anuladas por inconsistências nos enunciados.

Confira a resolução do primeiro dia feita pela equipe do Anglo.

Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Objetivo e também do COC Sistema de Ensino e do Cursinho da Poli apontaram que os três dados apresentados - de comprimento de onda, velocidade e frequência - eram incompatíveis. "O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas se fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa", disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.

Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.

"O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam à nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa", disse o professor do Objetivo, ao destacar que a resposta correta seria a letra "D".

No primeiro dia de provas do Enem os candidatos foram convocados a resolver questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Neste domingo (4), novamente a partir das 13 horas (pelo horário nacional de Brasília, 12 de MS), será a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e da Redação. A prova tem duração de 5 horas e 30 minutos.

O gabarito oficial será divulgado quarta-feira (7) e os resultados devem ser anunciados no dia 28 de dezembro.