O PT (Partido dos Trabalhadores) elegeu 12 prefeitos, dois a mais do que na eleição passada, além de 98 vereadores e 11 vice-prefeitos no estado de Mato Grosso do Sul nestas eleições. Já contando com aliados, o PT estará representado em quase 70% dos municípios. Em 2008, o PT elegeu 10 prefeitos, 76 vereadores e oito vices
O presidente regional do partido, Marcus Garcia, atribui o crescimento ao trabalho realizado nos municípios, ao envolvimento de todas as lideranças na campanha de 2012.
“Começamos um trabalho forte com a base do partido em 2011. Na oportunidade, estimulamos as candidaturas de prefeitos e vereadores. Com os aliados, montamos um quadro político que nos permitiu sair vencedores nos principais colégios eleitorais e na maioria dos municípios. Isso tudo nos credencia a ser a principal força política do estado para os novos desafios que nos esperam”, destacou Marcus Garcia.
PMDB
Já o PMDB, principal adversário do PT no cenário estadual, sofreu queda em relação ao número de prefeituras. Em 2008, já no governo André, elegeu 28 prefeitos, entre eles o da Capital, além dos 146 vereadores. Nestas eleições, o partido fez 23 prefeitos, cinco a menos do que em 2008, e 150 vereadores; em 2008 fez 146.
Este ano, o PMDB ainda disputa a prefeitura da Capital, com o candidato Edson Giroto no segundo turno contra Alcides Bernal (PP), que teve a maioria dos votos no primeiro turno.