O presidente estadual do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) avaliou como expressiva a participação da legenda nessas eleições, quando conseguiu eleger em todo o Estado 18 candidatos a vereadores, um candidato a reeleição para prefeito e três vices-prefeitos. O presidente do PTB estadual Ivan Louzada disse que houve um crescimento satisfatório. “Estamos firmando o PTB no interior do Estado e até mesmo aqui na Capital, é uma luta difícil, porém com certeza iremos colher frutos futuramente, vejo um PTB forte, com uma história a ser traçada”, diz Louzada através do facebook.
Para ilustrar essa presença do partido, o PTB elegeu em Dourados, depois de mais de 20 anos sem representação na Câmara, o vereador Raphael Matos, que disputou uma eleição pela primeira vez e contou com o apoio das principais lideranças.
Além disso, em Água Clara o PTB elegeu o candidato a vereador Jorge Rossignolo; em Amambai o vereador Daniel Riquelme foi reeleito; em Aral Moreira o atual prefeito Edson David (PTB) foi reeleito levando consigo um vereador, Alexandrino (PTB); em Bataguassu foi eleito vereador Márcio da Farmácia; em Campo Grande, concorrendo com chapa pura, o PTB conseguiu eleger o candidato a vereador Edson Shimabukuro; em Coronel Sapucaia, Claudinha foi eleita vereadora; Coxim, Adelson representa o PTB na Câmara; em Itaporã Glandstone Rafael; em Laguna Carapã, Doreli Portela; em Pedro Gomes, William Epitácio; em Selvíria foram dois os eleitos na Câmara, Juninho e Elio; em Sete Quedas, Miro Carioca; em Sonora também são dois pelo PTB, Jansen e Virgílio e o vice-prefeito Cearazão; em Tacuru, foi eleito o Julião; em Terenos, Latinha; Nioaque elegeu o vice-prefeito Zaquimi e em Ladário mais um vice-prefeito, o Sampaio Júnior.
Louzada ainda confirmou que vai assumir hoje (10), em Brasília, a presidência da Fundação Getúlio Vargas, já que o presidente do PTB nacional Roberto Jefferson está se afastado por problemas de saúde e o atual presidente da Fundação, Benito Lopes, vai assumir a presidência nacional do partido interinamente. O presidente do PTB-MS retorna no final de semana a Campo Grande onde o partido está comprometido com a candidatura de Edson Giroto (PMDB) neste segundo turno da campanha para prefeito da capital do Estado.