A organização do 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de MS), que acontecem em Dourados de 22 a 24 de outubro, já comercializou 63% dos estandes disponíveis no espaço do evento, que este ano será realizado no Parque de Exposições “João Humberto Andrade de Carvalho”.
Todos os dez estandes da parte externa da feira, que fica à direita de quem entra no parque pelo portão oeste, já foram comercializados. Lá estarão as empresas Fiat Automóveis; Rontan, que atua na área de telecomunicações, segurança e veículos pesados (dois estandes); Rede Brazil Máquinas, concessionária Lonking; Gtrês Máquinas Rodoviárias e Agrícolas; Matra Tratores, concessionária New Holland (dois estandes); Comid, concessionária John Deere (dois estandes); e Rivemat, concessionária dos caminhões Volvo.
Na parte interna, no chamado Pavilhão Aced [onde acontece, durante a exposição anual agropecuária, a mostra empresarial], já estão definidas as participações das empresas Metal Forte, indústria mecânica de equipamentos; VGC, que atua na área de lubrificantes, aditivos e graxas; Metalúrgica Nieri; Oxigran, gases e equipamentos de solda (dois estandes); Conapi, que atua na área de automação e processos industriais; Unitech, que atua na área elétrica; Comid; Heringer Fertilizantes; Caldesul, que fabrica equipamentos para indústrias (dois estandes), Alusolda, que oferece equipamentos na área de solda; e Centerval, que fabrica e comercializa tubos de aço e válvulas (dois estandes).
Os patrocinadores masters também já estão definidos. A cota ouro ficou com a FMC, fabricantes de inseticidas, herbicidas e fungicidas para a área agrícola. A cota prata é do Sicredi, cooperativa de crédito, e a cota bronze do Banco do Brasil. Eles terão estandes na entrada do pavilhão.
A Feira
O Canasul será realizado pela segunda vez em Dourados. Criado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), teve as quatro primeiras edições em Campo Grande. No ano passado foi transferido para Dourados pelo fato de a cidade ser o centro da maior região produtora de cana-de-açúcar do Estado.
A Agrometal foi criada pela Prefeitura de Dourados e teve no ano passado a primeira feira do setor metalmecânico do Estado. A feira também vai agregar empresas do agronegócio, sobretudo voltadas para o setor sucroenergético.