A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) inaugura hoje (9), às 19 horas, o Núcleo de Artes Cênicas. O prédio vai contar com espaços adequados para ensaio e apresentação de peças teatrais. Quem ganha com a entrega da obra são os alunos do curso de Artes Cênicas e também toda a comunidade acadêmica, que vai poder apreciar mais eventos ligados à arte da encenação.
Nas palavras da professora Cristiane Parré, vice-diretora da Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), com os laboratórios, os acadêmicos poderão apresentar seus trabalhos contando com equipamentos modernos e técnicos que darão suporte às atividades previstas no curso.
“O espaço que será inaugurado representa a oportunidade dos alunos do curso de artes cênicas de desenvolverem suas práticas de teatro em uma estrutura especificamente destinada para esse fim”, observa Cristiane.
No evento de inauguração, após o descerramento da placa, haverá pequenas perfomances dos alunos do curso de Artes Cênicas e uma confraternização entre os presentes.
Estrutura
O núcleo de Artes Cênicas tem uma área de 900 metros quadrados na soma de todos os ambientes, entre os quais se destaca a caixa preta, que é uma espécie de auditório específico para apresentações teatrais.
A caixa preta do curso de Artes Cênicas está equipada com o que há de mais moderno em iluminação e som, e tem camarotes completos, masculino e feminino.
O prédio também conta com um estúdio de áudio e vídeo, onde podem ser gravados e armazenados os arquivos em vídeo, uma sala com tablado de madeira, dois laboratórios, três estúdios, copa e arena. Nesses espaços os alunos terão aulas de atuação e encenação, de cenografia, de figurino e de cenotécnica.
Histórico
O curso de Artes Cênicas existe desde 2009 na UFGD e vai promover a formatura da primeira turma no ano que vem. O curso conta atualmente com cerca de 150 alunos matriculados. Os acadêmicos do curso têm em seu repertório diversos trabalhos apresentados em festivais de teatro no Estado.