Se no futsal masculino Dourados já revelou grandes jogadores como Deco, Euller, Babalu, Jorginho entre outros tantos para equipes dos grandes centros do País e em nível internacional, no feminino o fato ainda engatinha, todavia, uma garota de 14 anos está sendo considerada como um dos grandes destaques na categoria, em uma equipe paranaense.
De férias com a família, a revelação douradense trata-se de Bruna Carolina Santana, a Bruninha, que veio revisitar a cidade acompanhada da amazonense Stephane Lima do Nascimento, de 15 anos. Bruninha conta que Stephane, por ser de Manaus, veio com ela para Dourados após ganharem cinco dias folga para visitar os familiares.
Como a capital amazonense é distante quatro mil quilômetros de Foz do Iguaçu, no Paraná, aonde as duas fazem parte do plantel da equipe sub-14 do Foz/Cataratas, Stephane foi convidada por Bruninha para conhecer Dourados. “Como não dava para ela ir até Manaus ver os pais, a convidei para vir passar junto comigo estes dias de folga na casa de minha família e ela está adorando este momento livre que ganhamos”, disse a douradense.
Bruninha começou a jogar futebol aos sete anos na escolinha do 7 de Setembro sob o comando do técnico “Gauchinho” e mantinha os estudos na escola Ramona Pedroso, onde passou a se destacar na equipe de futsal entre os garotos de sua idade.
Ao participar dos jogos estudantis em Maceió, ela foi observada por uma pessoa que é ligada ao Foz/Cataratas e foi convidada a ir para o Paraná para jogar na equipe de base da cidade.
Aceito o convite, Bruninha foi levada pelo pai Valdeci da Silva, o “Casão”, em janeiro e no Foz/Cataratas foi vice-campeã brasileira de seleções deste ano representando o Paraná após perder a final para a seleção de Santa Catarina e desde então não parou mais de ganhar títulos como o de campeão da Copa Coca Cola no campo e no futsal campeã paranaense e dos jogos escolares daquele estado e agora, junto com Stephane, o Foz/Cataratas está na fase final do Estadual da sub-17 juntamente com Maringá, Telêmaco Borba e Cianorte.
“É uma final forte porque as demais equipes possuem um alto nível tanto técnico como físico, mas temos chance de conquistarmos mais este titulo para a nossa equipe” disse. No Foz/Cataratas as atletas recebem estrutura para treinar e também apoio nos estudos. Bruninha está cursando o 9º ano.
Stephane
Stephane, por sua vez, conta que começou cedo também no mundo da bola e que sempre teve o incentivo do pai Ueverton Araújo do Nascimento, e desde então vem atuando como zagueira no futebol de campo e como central no futsal. Após se destacar na equipe que defendia na Amazonas ela foi convidada a vir, assim como Bruninha, para a equipe paranaense, e desde então não mais voltou para casa. “Estou adorando esta experiência. A saudade dos meus pais e dos meus irmãos é grande, mas a busca por um objetivo nos leva a acreditar que poderemos vencer e seguir carreira na profissão” disse a garota.
Seleção
O grande sonho da dupla, entretanto, é chegar até à seleção brasileira. “Eu e a Stephane estamos trabalhando duro para abrirmos o nosso caminho no futsal. Tenho muita fé que venceremos esta batalha e em breve estaremos fazendo parte da seleção brasileira”, disse a douradense Bruninha, agradecendo o técnico Gauchinho, a quem ela diz ser muito grata porque foi ele quem a revelou no futebol. “Trabalhei seis anos e pouco com o Gauchinho e com ele aprendi muito. Graças aos seus ensinamentos acredito que estamos no caminho certo, que é a busca da felicidade e do sucesso no mundo da bola” encerrou.