A apresentadora Xuxa pode ter pagar uma indenização de 50 mil reais ao publicitário Leonardo Soltz, que acusa a sua empresa, Xuxa Promoções e Produções Artísticas, de plagiar seu projeto Turma do Cabralzinho. O autor do processo, divulgado nesta terça-feira pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alega que a sua ideia foi copiada em 2000, quando a empresa de Xuxa desenvolveu produtos com o personagem inspirado em Pedro Álvares Cabral por ocasião das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil. No processo, o publicitário explica que ofereceu a sua criação
Os personagens da Turma da Xuxinha em versão Descobrimento do Brasil foram usados em produtos licenciados de higiene para crianças e em jogos na internet. A Turma do Cabralzinho foi criada pelo publicitário para ensinar o período pré-colonial da história do Brasil às crianças através de jogos e brincadeiras.
De acordo com o advogado Maurício Lopes de Oliveira, que defende a apresentadora, uma perícia requisitada pela justiça concluiu não ter havido violação dos direitos autorais do publicitário, e essa perícia deve embasar o pedido de recurso de Xuxa. "Os personagens da Turma da Xuxinha simplesmente aparecem vestidos como Pedro Álvares Cabral e de outras figuras históricas. Esse tipo de recurso foi usado por muitas produtoras de conteúdo infantil na época."
O advogado afirma que vai recorrer da decisão quando for publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo informações da Veja.