Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Mundo

Número de mortos no Japão passa de 7 mil

19 março 2011 - 12h39Por Redação Douranews, com Reuters

O terremoto seguido de tsunami ocorrido há oito dias no Japão provocou 7.197 mortes confirmadas e 10.905 desaparecidos, informou neste sábado a polícia japonesa.

A cada hora, as chances de se encontrar sobreviventes são cada vez menores, mas soldados das Forças de Autodefesa (Exército) descobriram hoje um jovem vivo sob os escombros de uma casa em Kesennuma, na prefeitura de Miyagi, uma das cidades mais afetadas pela catástrofe.

O jovem, Katsuharu Moriya, de 20 anos, "está em estado de choque e não consegue falar, mas não apresenta ferimentos visíveis", declarou um oficial das Forças de Autodefesa à TV estatal NHK.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 6,9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.