Buscar domingo, 18 de outubro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
o que vem por aí

Trinca de mulheres dá o tempero para 2028

Eleições para a Prefeitura de Dourados já sinalizam futuras composições

18 de outubro 2026 - 09h52 Por Clóvis Douranews
Trinca de mulheres dá o tempero para 2028 Gianni, Isa e Gleice continuam de olho nas urnas — Foto-montagem

A força da mulher nas urnas deve ser testada, na prática, em Dourados, a partir das eleições de outubro de 2028, quando o prefeito Marçal Filho ainda não sabe se tentará um segundo mandato, mas, já pode preparar as botinas se assim o desejar, porque terá pela frente, de cara, uma trinca de pretendentes do sexo feminino, todas efervescendo com o resultado das urnas deste 2026 e já anunciando pretensões futuras, algumas de forma ainda velada, outras já emitindo sinais de alerta, ou até de ameaças, do tipo “se cuidem comigo!”.

De qualquer forma, é inegável o comparativo das urnas do voto dado às mulheres em comparação com os resultados obtidos pelos homens na disputa do começo do mês, especialmente quando já se especulam anseios futuros e arranjos partidários que podem ocasionar a perda do sono aos que se estabeleceram de forma confortável há dois anos.

O atual prefeito, por exemplo, até poucos dias ainda comemorava os 60.418 votos que obteve para a Prefeitura, quando derrotou o então prefeito Alan Guedes (34.027), diferença superior a 50% dos votos, mas agora visualiza marcas de batom e perfume forte pelos retrovisores, onde, pelo menos, três mulheres somando 68.069 votos das urnas do dia 4 passado, ou seja, mais do que a invejável totalização pessoal, podem comprometer eventual projeto reeleitoreiro.

Somando sonhos

As urnas da disputa para a Câmara dos Deputados, inclusive, revelaram o potencial ascendente da vereadora Isa Marcondes, que de parlamentar municipal mais votada em 2024 com 2.992 votos, chegou agora aos 76.956 votos para deputada federal, dos quais 39.075 amealhados apenas entre os eleitores de Dourados. Isso representa um crescimento de 2.472,06% em dois anos.

A vice-prefeita Gianni Nogueira, que experimentou as urnas como coadjuvante na chapa vitoriosa para a Prefeitura há dois anos, agora pode chamar de seus os 36.108 votos obtidos para representar o Município na Assembleia Legislativa de Mato grosso do Sul. Com um detalhe: 19.969 votos desse total, a maior soma individual, saíram das urnas de Dourados, por onde trafegaram livremente e bem escorados outras dezenas de candidatos ao mesmo cargo.

E, se a disputa já fica interessante com Isa e Gianni nas barbas de Marçal em 2028, outra mulher já avisou que estuda, internamente [o PT é assim, debate bastante antes de ir pra rua!] o projeto de retomar as políticas implementadas na cidade no período de 2000 a 2008, quando o professor Laerte Tetila empunhou a bandeira vermelha à frente da Prefeitura. Agora seria a vez da professora Gleice Jane?

Sim, ela pode alimentar esse desejo, amparada pelos 9.015 votos das urnas de Dourados, que, pra começar, já lhe garantiram o total de 29.844 votos, a 15ª. mais votada entre os 24 futuros legisladores de Mato Grosso do Sul. Esse debate interno precisa contar, desde já, com a resiliência do parceiro, eleito pela primeira vez, o professor Tiago Botelho, escolhido com 38.387 votos no Estado (9.866 dele nas urnas do Município) pra tornar o páreo menos desigual.

Batendo números

Do lado masculino da disputa, o prefeito só vai precisar continuar alinhavando os interesses próprios assumidos em 2024 com as pretensões futuras e sedimentar a aliança político-eleitoral estabelecida com o decano da Assembleia Legislativa, o dono de agora 17.734 em Dourados, mas garantido com a maior votação do Estado para a legislatura 2028-31, o deputado Zé Teixeira. Afinal, 54.080 votos o tornam, além de mais votado de Mato Grosso do Sul, um dos principais ‘conselheiros’ a serem auscultados em futuras tomadas de decisões.