O vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação ao Executivo municipal solicitando estudos técnicos visando à implantação de subprefeituras nos distritos de Dourados. O documento foi apresentado na 13ª sessão ordinária da Câmara, realizada na tarde de segunda-feira (2) passada.
Atualmente, o município de Dourados tem oito distritos: Guassú, Indápolis, Itahum, Panambi, Picadinha, Vila Formosa, Vila São Pedro e Vila Vargas. A descentralização dos serviços públicos em Dourados se justifica diante do crescimento desses distritos, o que também viria a ampliar a demanda de serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura, segurança, agricultura, meio ambiente, receita, entre outros.
As subprefeituras têm o intuito de criar um canal mais próximo e direto entre a administração municipal e população local, tendo autonomia para receber pedidos e reclamações da população, além de solucionar os problemas apontados, tornando a gestão pública mais democrática e descentralizada.
“Além de proporcionar a proximidade com a gestão municipal, a criação dessas subprefeituras facilitará a vida da população dos distritos, proporcionando um dinamismo dos serviços relacionados a diversas secretarias”, explicou o vereador Laudir em documento endereçado ao prefeito Alan Guedes e ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Rocha Lima.