A Prefeitura de Dourados realizou quarta-feira (31) ações contra a dengue e a leishmaniose no Jardim Água Boa e Vila Lili. Pelo menos quatro equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) atuaram em cada um dos bairros, fazendo visitas domiciliares, vistoriando os imóveis e alertando os moradores sobre os riscos dessas doenças. A expectativa era visitar 2.500 residências nos dois bairros.
No Jardim Água Boa, as ações foram mais voltada à dengue e na Vila Lila o reforço é maior quanto à leishmaniose por causa da ocorrência de um caso em humano, registrado no bairro em outubro.
Na Vila Lili, os agentes de saúde aplicaram inseticida no interior de residências de nove quarteirões localizados próximos à casa onde foi confirmado o caso em humano. A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre, pediu paciência aos moradores, já que a borrifação é necessária tendo em vista que o mosquito flebotomíneos, transmissor da doença, pode estar presente no bairro.
Neste ano, o CCZ registrou 30 casos de leishmaniose em cães.
Para o diretor de Vigilância em Saúde de Dourados Eduardo Arteiro Marcondes, a população precisa se conscientizar quanto à doença. Segundo ele, apesar do número reduzido de casos, é necessário manter o alerta para evitar aumento da infestação. A proliferação do vetor se deve principalmente aos criadouros de aves, locais úmidos, próximos a matas e materiais orgânicos do lixo.
Dengue
Em relação à dengue, apesar dos poucos casos positivos registrados neste ano, os agentes de saúde detectaram aumento da quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados nas residências.
Se antes os agentes localizavam uma média de 50 focos com larvas do mosquito por semana, hoje já encontram uma média de 100 focos. O número aumentou por causa das recentes chuvas, fazendo com que as larvas do mosquito transmissor eclodissem com maior intensidade.
Na quinta-feira da semana passada teve mutirão contra a dengue na Vila Industrial. Foram 800 residenciais vistoriadas e localizados três focos do mosquito. Nesta semana o mutirão foi feito na Vila Vieira e hoje (3) acontece no Jardim Ouro Verde. Pelo menos 20 agentes de saúde estão trabalhando nestes bairros.