A Prefeitura de Dourados anunciou que vai começar nesta terça-feira (19), de forma simbólica, a vacinação contra a Covid-19. Às 11 horas, no posto de saúde da Vila Índio, serão imunizados profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra a doença, em evento que terá a presença do prefeito Alan Guedes.
Pela manhã, equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros repassaram as cerca de 25 mil doses, segundo atestou o secretário de Saúde de Dourados, Frederico de Oliveira Weissinger, que acompanhou a chegada do primeiro lote da vacina Coronovac, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, de São Paulo. Alan Guedes também esteve no Centro Municipal de Imunização para recepcionar a equipe.
De acordo com a assessoria do prefeito, essa doses serão suficientes para imunizar cerca de 14.500 pessoas, levando em consideração que são necessárias duas doses para um melhor desempenho do imunizante. A segunda dose será aplicada dentro de 28 dias, seguindo a recomendação técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, que considera prioridades, nesse momento, o público formado por indígenas acima de 18 anos, profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra a Covid e idosos institucionalizados, aqueles que estão em abrigos ou asilos.
Nesta quarta-feira (20), a campanha de vacinação seguirá o planejamento definido pela equipe de Saúde. As doses destinadas aos indígenas serão repassadas ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) que cuidará da logística e aplicação das doses.