Menu
Buscarsexta, 19 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran24
piso nacional

Servidores de clínicas aguardam pagamento há mais de um ano

Diferença por atendimento do SUS é repassada mensalmente para Prefeitura

11 julho 2024 - 08h19Por Redação Douranews

Os servidores da área de Enfermagem e Técnicos em Enfermagem que atuam em clínicas particulares que operam pelo SUS (o Sistema Único de Saúde) em Dourados continuam esperando pelo cumprimento do Piso Salarial nacional, conforme decisão do Ministério da Saúde que já contempla os agentes comunitários de saúde e de endemias.

Aprovado em maio do ano passado, o Piso nacional beneficia trabalhadores de locais que ofereçam, em média, 65% de serviços via SUS. Clínicas privadas do Município, especialmente as relacionadas com o setor de nefrologia, onde são realizadas centenas de aplicações em hemodiálise, chegam a atender até 90% de usuários do Sistema público.

Sicredi

A Secretaria de Saúde exige, apenas, que para ter direito ao complemento da remuneração, até atingir o Piso, essas clínicas devem abastecer o programa nacional com as informações quanto ao volume de atendimentos. “O que a gente sabe é que a verba é depositada, mensalmente, pelo Ministério da Saúde, entre os dias 22 e 23, porém essa diferença ainda não chegou pra nós”, disse ao Douranews um técnico da área.

A mais recente informação, não confirmada nem pelo secretário Waldno Lucena Junior e nem pelo adjunto Raphael Mattos, da Saúde do Município, procurados via contatos de WhatsApp, é de que a Prefeitura está preparando, por meio da PGM (Procuradoria Geral) uma resolução para normatizar a forma de pagamento, assim como já ocorreu com os demais segmentos. A medida beneficiaria, pelo menos, 80 servidores das clínicas particulares de Dourados.