Menu
Buscarsexta, 26 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
cmd participa
INÉDITO!

Dourados ganha título nacional de robótica para MS

Equipe de meninas da Escola Sesi foi a vencedora nacional

30 maio 2022 - 08h34Por Redação Douranews

As meninas da equipe douradense do MegaMentes, da Escola Sesi de Dourados, trouxeram no final de semana uma conquista inédita para Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez, uma equipe sul-mato-grossense fica em primeiro lugar nacional no Festival Sesi de Robótica. A equipe faturou o troféu na categoria técnica Design de Robô da modalidade FIRST LEGO League (FLL) e recebeu a premiação neste domingo (29), no Pavilhão da Bienal em São Paulo, durante a cerimônia de encerramento do festival.

A MegaMentes é formada apenas por meninas: Alice Rui Tavares, Ana Almeida, Julia Ozorio, Maria Eduarda da Silva Kuhn e Maria Eduarda Santos. Elas se destacaram em um evento que, também de forma inédita, contou com maioria de participação feminina entre os mais de 1.200 alunos inscritos de todo o país: 53%.

Emocionada após a conquista do título, a aluna Ana Almeida exaltou o aprendizado adquirido por meio da robótica. “Mesmo se a gente não tivesse ganhado nenhum prêmio, teríamos aprendido muito. O que aprendemos é mil vezes mais importante do que aquilo que ganhamos. Vamos segurar esse troféu com orgulho, sendo a primeira equipe de Mato Grosso do Sul a conseguir um primeiro lugar no nacional, e ainda composta só de mulheres”.

O articulador de robótica da MegaMentes, professor Wesley Sarati Coelho, não conteve as lágrimas ao receber o troféu junto com as alunas. “Essa premiação vem coroar nosso trabalho, do Sesi MS e de Dourados, e a dedicação incrível dessas meninas, que treinaram incessantemente. Agora é só agradecer e comemorar”, disse.

Na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), outra equipe formada só por meninas subiu ao pódio. A Just Girls, da Escola Sesi de Aparecida do Taboado, recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria técnica Prêmio dos Juízes. Essa é uma premiação oferecida às equipes que se esforçaram ou que tiveram um desempenho que merece reconhecimento.