Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Agronegócio

Acadêmicos promovem visita técnica a empresa de genética

21 de março 2015 - 12h24 Por Redação Douranews
Acadêmicos promovem visita técnica a empresa de genética

Acadêmicos do 9º semestre de Medicina Veterinária da Unigran visitaram uma empresa especializada na produção e na prestação de serviços em genética bovina, atuante há mais de 20 anos no mercado pecuário do Mato Grosso do Sul. As visitas técnicas são necessárias para aliar a teoria à prática do curso, segundo a coordenação e teve como objetivo conhecer a estrutura da central de sêmen e embriões, e ainda, os touros em regime de coleta de sêmen de várias raças, como Nelore, Senepol, Aberdeen Angus e outras.

Os funcionários demonstraram como é feita a coleta de sêmen de um dos animais. De acordo com a professora da disciplina de Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução, Maria Cristina Matos, “foram discutidos aspectos relacionados à montagem da vagina artificial, ao manejo do touro e da manequim, análise e processamento do sêmen coletado”.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina e está entre os maiores exportadores mundiais desse produto. Conforme estudos da Embrapa, a inserção da genética bovina brasileira no mercado internacional ganhou relevância diante da crescente exigência mundial, que trouxe a pecuária o desafio de aumentar a eficiência na produção de leite e de carne em áreas cada vez menores.