Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Agronegócio

Embrapa participa com oficinas da Semana de Agroecologia

29 de setembro 2015 - 11h50 Por Redação Douranews
Embrapa participa com oficinas da Semana de Agroecologia

Contribuir para o desenvolvimento da Agroecologia e produção orgânica em Mato Grosso do Sul, por meio da construção de agendas conjuntas de trabalho entre as instituições e entidades que atuam na área, incentivar a produção de alimentos saudáveis e fortalecer a Rede de Agroecologia no Estado são os objetivos centrais da 1ª Oficina de Concertação em Agroecologia, que será realizada de quarta (30) até sexta-feira (2), na unidade da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.

A Oficina de Concertação em Agroecologia reunirá representantes de Universidades e Institutos de Educação, entidades de assistência técnica e extensão rural, instituições de pesquisa, entidades representativas de produtores rurais que atuam em Agroecologia, escolas famílias agrícolas, movimentos sociais, cooperativas, entre outras que atuam em Agroecologia no Estado.

"Nesses três dias pretendemos identificar as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano dos produtores e das entidades, avaliar os avanços obtidos e os desafios, além de propor a construção de agendas de trabalhos em conjunto que impulsionem o planejamento e o desenvolvimento de ações que promovam o fortalecimento da Rede de Agroecologia em MS", explica o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan.

Ele explica ainda que "a Oficina de Concertação deverá reunir uma grande diversidade de entidades e instituições, com visões e percepções diferentes e que se somam, o que é estratégico para identificar as principais demandas e construir coletivamente uma agenda de propostas de trabalho para viabilizar as possíveis soluções aos principais entraves enfrentados nos processos de produção e comercialização de produtos agroecológicos no MS".

A 1ª Oficina de Concertação em Agroecologia de Mato Grosso do Sul é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e da DFA (Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário). O evento faz parte das ações do Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade para a Agricultura Familiar, as quais foram formalizadas por meio de um Contrato de Cooperação entre a Embrapa e o MDA. As atividades da Oficina de Concertação fazem parte da Semana Municipal da Agroecologia de Dourados, queestá sendo realizada entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, com atividades em diversos locais no município.