Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Agronegócio

Ishy homenageia agricultor que valoriza produção orgânica

15 de dezembro 2015 - 12h51 Por Redação Douranews
Ishy homenageia agricultor que valoriza produção orgânica

O vereador Elias Ishy (PT) entregou, quinta-feira (10) passada, em sessão solene de homenagens a várias personalidades da cidade, o título de Cidadão Douradense concedido pela Câmara Municipal a Olácio Komori, em reconhecimento à importante contribuição ao desenvolvimento da agroecologia no Estado e em Dourados.

“Nos últimos anos, Olácio Komori não tem medido esforços para difundir e fortalecer a agroecologia em nosso Estado e na região da Grande Dourados, com diversas ações visando promover a produção e a comercialização de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e aditivos químicos”, justifica Ishy, observando que “Olácio demonstra uma visão empreendedora que vai além do município em que está radicado, agregando diversos parceiros e agricultores agroecológicos de toda a região na fundação da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito dedicada à Agricultura Familiar em MS”.

Olácio Komori é agricultor agroecológico radicado em Glória de Dourados. Graduado em Ciências Biológicas pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 2005, cursou também Especialização em Agroecologia na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

No ano 2000, em conjunto com um grupo de produtores de café orgânico, Komori fundou a Apoms, que visa promover uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e no fortalecimento das relações de solidariedade, das quais participam cerca de 170 famílias de diversas regiões do Estado, que trabalham na produção de produtos com certificação.

Em outubro de 2015, participou efetivamente da fundação da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito no Estado a se dedicar à agricultura familiar, oferecendo produtos diferenciados, desenvolvimento e inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa.

Ishy ressaltou também a importante atuação de Komori como articulador da Agroecologia em todo o Estado, buscando a integração de produtores de orgânicos e da agricultura familiar, contribuindo de maneira efetiva para o fortalecimento da região como polo produtor de alimentos saudáveis.

Ao agradecer pelo título de Cidadão Douradense, Olácio Komori afirmou que a honraria vem ratificar o sentimento que sempre nutriu pelo município de Dourados, e que gostaria de dedicar a todos os seus parceiros e colaboradores na luta incansável do dia a dia em prol da Agroecologia.