Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Agronegócio

Frigoríficos estão liberados do selo fiscal em MS

04 de março 2016 - 19h23 Por Redação Douranews
Frigoríficos estão liberados do selo fiscal em MS

O Governo do Estado tem trabalhado para tornar mais ágeis, seguras e menos burocráticas as operações fiscais realizadas no território sul-mato-grossense, proporcionando melhores condições de competitividade às indústrias aqui instaladas. Uma dessas medidas já foi oficializada pela Sefaz (a Secretaria estadual de Fazenda) com a Resolução 2.701, que dispensa a utilização do selo fiscal (emitido pelo órgão) em operações de saídas de mercadorias produzidas no Estado. Os frigoríficos instalados em Mato Grosso do Sul, principais beneficiados pelo ato do governo, comemoram esse avanço.

De acordo com a Resolução assinada pelo secretário de Fazenda Márcio Monteiro, “a Administração Tributária, em decorrência da evolução tecnológica no que se refere ao cumprimento das obrigações acessórias pelos contribuintes, já conta com diversos meios que permitem o controle fiscal, inclusive quanto a operações que demandam acompanhamento especial”.

Portanto, a utilização do Selo Fiscal, instituído em 1992, perdeu o efeito, segundo o secretário. O selo era adquirido na Sefaz pelas empresas e adesivado às notas fiscais expedidas nessas operações, dando garantia de autenticidade ao documento.

Na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “essa medida tem um impacto muito positivo para o setor industrial e é uma demonstração clara do empenho do governo do Estado em agilizar e desburocratizar os processos administrativos, mantendo o controle e segurança”.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – órgão responsável pela interlocução com o setor de indústria, comércio e serviços – lembra ainda que a dispensa do uso do selo fiscal foi uma reivindicação da indústria frigorífica feita no ano passado ao governador Reinaldo Azambuja.

“A Sefaz fez a avaliação e agora, dentro de uma lógica de agilidade e desburocratização, dispensou o uso do selo. Hoje, com a nota fiscal eletrônica, a informatização e modernização dos processos na Secretaria de Fazenda, a exigência do selo fiscal não fazia sentido”, reitera o secretário.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems), Ivo Cescon Scarcelli, afirmou que o setor ficou satisfeito e comemora a medida do governo. “Foi uma reivindicação que fizemos no ano passado e vemos agora ser atendida. Com a nota fiscal eletrônica o selo ficou obsoleto. É menos burocracia para o setor e isso será excelente”, comentou.