Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Agronegócio

Técnicos discutem nova fase do zoneamento agroecológico em MS

18 de julho 2016 - 12h11 Por DOURANEWS
Técnicos discutem nova fase do zoneamento agroecológico em MS Reunião entre técnicos do Governo e da Embrapa foi realizada na Sepaf — Foto: Divulgação/Assessoria

Pesquisadores da Embrapa de Dourados participaram, entre os dias 27 e 29 de junho, com a equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro) formada pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento José Carlos Polidoro e pelos pesquisadores Nilson Rendeiro e Silvio Bhering, em Campo Grande, de encontro com representantes do Governo a fim de conversar sobre a continuidade do programa de zoneamento agroecológico (o ZAE) em Mato Grosso do Sul.

"Essa nova etapa abrangerá a Bacia do Rio Paraná, com área aproximada de 142.500 km2, que engloba 46 municípios, sendo executada em 42 meses. Assim como nas fases iniciais, o ZAE-MS será baseado na coleta de dados primários em escala compatível (1:100.000) com a publicação dos resultados finais", conta Bhering

Durante a reunião, as equipes se mostraram bastante otimistas, pois, todos os avanços e inovações técnicas das etapas iniciais do trabalho foram incorporados nas rotinas de trabalho da equipe do Governo de Mato Grosso do Sul, aperfeiçoando o preparo dos dados básicos (imagens de sensores orbitais e bases cartográficas digitais) o que contribuirá para a qualidade técnica e científica dos resultados finais e para a agilidade no tempo de execução.

O estudo se caracterizará pelo aperfeiçoamento metodológico através da adoção de avanços técnico-científicos, pelo uso de técnicas de mapeamento digital, pelo viés de formação e capacitação de recursos humanos, pela parceria com instituições locais, pelos preceitos do novo código florestal e cadastro ambiental rural e pela incorporação das interpretações para irrigação através do SiBCTI (o Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação), além da ampliação das culturas estudadas. Outro avanço dessa etapa de trabalho será a harmonização dos estudos de solos já realizados e a publicação do mapa de solos do estado do mato grosso do sul na escala 1:100.000.

O trabalho será financiado pela Fundems (a Fundação de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja do MS), em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e da Embrapa Agropecuária Oeste (de Dourados), e com o apoio da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e da Fundação MS.

O secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e os técnicos da Sepaf, Cláudio Guedes, Carlos Henrique e Humberto Cesar, também participaram do encontro, juntamente com o chefe geral da Embrapa de Dourados, Guilherme Lafourcade Asmus e o chefe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Unidade, Harley Nonato de Oliveira.

Resultados

A fase já completa do ZAE-MS, encerrada em 2012, representa aproximadamente 50% da área do Estado, abrangendo 32 municípios da Bacia do Rio Paraguai, na escala 1:100.000, tendo sido produzidos mais de 600 mapas e 3000 páginas de estudos técnicos, segundo foi mostrado no encontro.