Semana do Peixe terá programação em três parques da cidade em outubro — Foto: Assessoria
A Prefeitura de Dourados definiu a data da 2ª Semana do Peixe para o período entre os dias 6 e 8 de outubro, com atividades, simultaneamente, no Parque dos Ipês, Parque do Rego D’Água Primo Fioravante Vicente e Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.
A Prefeitura reuniu parceiros da festa na sede da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia solidária), pasta que coordena o evento. De acordo com o coordenador Rubens Moreira Junior, a proposta é incentivar a população a consumir a carne de peixe e promover a produção como alternativa de renda aos produtores.
A venda de peixes acontecerá nos três parques. Além de uma estrutura com barracas a serem montadas, a Prefeitura já conseguiu um caminhão-feira e um caminhão câmara fria para auxiliar na comercialização. Serão vendidos, por produtores de Dourados e região, peixes das espécies pacu, tilápia e pintado, abatidos em frigoríficos de Dourados e Itaporã.
Também haverá pesca liberada nos parques do Rego D´Água e Antenor Martins nesses três dias. Há peixes remanescentes da Festa do Peixe nos dois lagos, mas mesmo assim a Prefeitura está tentando obter uma parceria para a colocação de mais exemplares.
Haverá praça de alimentação no Parque do Rego D´Água e Parque dos Ipês, onde também estão previstas apresentações artísticas. Até agora já são parceiros da Prefeitura a MS-Peixe, a UFGD a Apitar e os frigoríficos Tabebuia e Pantanal.