A assinatura do protocolo foi durante uma cerimônia realizada, hoje (17), no local da colisão. Kassab disse que deve ser iniciada, no mês que vem, a licitação para a obra do memorial. “O nosso trabalho será para que no dia 17 de julho do ano que vem nós possamos ter esta mesma cerimônia já com a praça pronta”, disse.
O projeto do memorial é do arquiteto Marcos Cartum. Ele prevê a construção de uma praça redonda, com uma árvore no centro, protegida por uma mureta com os nomes de todas as vítimas do acidente. A árvore já existia antes do acidente e resistiu à colisão do avião. Segundo Cartum, ela será um símbolo da força da vida no memorial às vítimas.
O presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054 (Afavitam), Dario Scott, declarou que o local onde será construída a praça é sagrado para ele e os demais parentes dos mortos no acidente. Por isso, comemorou o compromisso sobre memorial. “É muito importante para nós a edificação do memorial onde a gente possa nos reunir anualmente”, disse.
Scott ressaltou, porém, que a Afavitam preferia que, em vez do memorial, fosse construída uma escola técnica em segurança no transporte aéreo. Ele revelou que isso chegou a ser sugerido à prefeitura e ao governo de São Paulo, mas a ideia acabou não sendo acatada.
Mesmo assim, de acordo com Scott, a Afavitam continua negociando a construção da escola. Para a associação, a escola é importante porque pode colaborar para a prevenção de acidentes aéreos. “Isso tem tudo a ver com momento que o país se encontra”, disse. “Precisamos de pessoas especializadas e qualificadas para que tenhamos cada vez mais segurança no transporte”, completou.