Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Brasil

Petrobras importará gasolina se cair mistura de etanol

27 de julho 2011 - 16h49 Por Redação Douranews, com G1
Petrobras importará gasolina se cair mistura de etanol

A Petrobras deverá importar volumes maiores de gasolina no caso de o governo decidir reduzir a mistura de etanol no produto, afirmou o presidente-executivo da petroleira, José Sergio Gabrielli.

Segundo ele, a Petrobras chegou ao limite de sua capacidade de elevar a produção de gasolina no parque de refino atual no Brasil, e qualquer eventual aumento na demanda pelo combustível terá que ser atendido por importações.

Pela regulamentação atual, os distribuidores de combustíveis no Brasil precisam adicionar 25% de etanol anidro na gasolina.

Devido ao aumento dos preços do anidro, no entanto, o governo --que tem a inflação como uma das principais preocupações no momento-- poderá reduzir esse percentual, o que elevaria indiretamente a demanda por gasolina.

"Se aumentar a demanda, seja por qualquer razão, vai precisar importar, porque não conseguimos produzir mais gasolina no Brasil", afirmou Gabrielli a jornalistas em São Paulo, após apresentar o novo plano de investimentos da companhia.

"A capacidade de crescer a produção de gasolina chegou ao limite", acrescentou.

Segundo ele, a Petrobras importou em 2010 o equivalente a 4 dias de consumo doméstico de gasolina. Em 2011, até o momento, foi importado volume equivalente a 3 dias de consumo.