O cabeleireiro Cydney Cordeiro, que tem um salão de beleza no local há 11 anos, entrou em contato com o Detran-MS reclamando do desrespeito dos condutores para com os pedestres da região. "Colocaram uma faixa de pedestre aqui e os motoristas não respeitam a faixa", afirma Cydney. O local é cercado por comércio como lavanderia, padaria, farmácia, cabeleireiro além de uma grande área residencial, mantendo assim, um grande fluxo veículos e pedestres.
Mesmo com a etapa de fiscalização, a campanha que será realizada na Avenida Tamandaré será de orientação. "Recebemos essa solicitação dos comerciantes e ficamos muito satisfeitos em perceber que a população de Campo Grande está disposta a mudar o comportamento e respeitar o pedestre", afirma a diretora de Habilitação e Educação, Elizabeth Félix.
Para Cydney, a campanha tem tudo para dar certo. "Eu acredito que possa melhorar a situação do trânsito em Campo Grande. Eu mesmo passei por um dos pontos de campanha no centro da cidade e parei na faixa para o pedestre passar", conta Cordeiro.
O Detran-MS vai realizar a campanha de orientação na Avenida Tamandaré nos dia 12 e 13 de dezembro, nos horários de pico de movimento, entre 7h e 9h da manhã e das 16h às 18h.
Programa Pedestre, eu cuido
Desde o dia 1º de dezembro a campanha "Pedestre, eu cuido!" está na fase de fiscalização nos pontos onde foram realizadas as orientações dos condutores em novembro. Depois do início da campanha, várias entidades passaram a integrar as ações, como Rotary, Centros de Formação de Condutores, Centro Brasileiro de Condutores e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A orientação continua nos principais semáforos do centro da cidade e se estendeu também aos motoristas de ônibus, com palestras de conscientização em todas em empresas de transporte público de Campo Grande.
"Com a continuidade da campanha e a expansão para os diversos setores da sociedade, estamos transformando a campanha em um programa de reeducação da população campo-grandense. Todas as etapas estão sendo acompanhadas de perto e os resultados norteiam as estratégias para novos passos", explica Elizabeth Félix.
Na próxima etapa do programa, o Detran-MS vai orientar os pedestres sobre os cuidados ao atravessar a rua. A campanha é realizada em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).