Em fiscalização, os policiais encontraram dois processos erosivos em estágio avançado na Área de Preservação Permanente (APP), próximo ao rio Verde, além do risco de assoreamento da água. De acordo com a PMA, os processos erosivos são consequência da falta de conservação do solo, que é obrigatória em propriedades rurais.
A área foi interditada pela PMA para proteção e recuperação e ficou proibida de ser usada para atividades agrícolas e pecuárias. Além da multa e processo administrativo, o proprietário, que mora em Campo Grande, também foi notificado e deverá apresentar aos órgãos ambientais um projeto para recuperar a área degrada no prazo máximo de 30 dias.
A PMA alerta aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradas pode ser iniciada voluntariamente, e devem ser acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente.