Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Cidades

Focem acompanha execução de obras de esgoto em Ponta Porã

31 de maio 2012 - 16h10 Por Redação Douranews
Focem acompanha execução de obras de esgoto em Ponta Porã

Uma representante técnica do Focem (Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul) do Uruguai visitou segunda-feira (28) a Sanesul em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi fazer o monitoramento do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ponta Porã, que será executado com recursos do Fundo, visando inclusive sanar algumas dúvidas existentes entre as partes.

A técnica sênior do Focem, Glenda Vilela, se reuniu com empregados da Sanesul para tratar dos procedimentos da execução do projeto, de forma a fazer apontamentos e verificar o andamento da programação. Dentre os assuntos discutidos, estavam a estrutura organizacional do projeto, prestação de contas, contratações, plano tarifário, desembolsos, cronograma, pendências, visibilidade, medidas mitigadoras de impacto ambiental, operação, trabalho social e segurança no trabalho. Participaram das reuniões 19 empregados, entre diretores, gerentes, gestores, supervisores e técnicos.

A gerente de desenvolvimento estratégico Márcia Helena Mello Santana afirma que a reunião foi importante e elogiada, “inclusive pela representante do Focem, pois foram abordados todos os principais temas exigidos pelo Fundo”. Márcia ressalta ainda que o encontro demonstrou organização e envolvimento dos diretores e técnicos responsáveis pelas partes que compõem a execução do projeto.

Na terça-feira (29) a técnica do Focem se deslocou até Ponta Porã para conhecer o local onde serão executadas as obras. O engenheiro Maurício Arruda, que será o fiscal responsável pelo empreendimento, o diretor de engenharia Victor Dib Yazbek Filho, o gerente regional de Ponta Porã, Ubirajara Marcheti dos Santos, a gerente Márcia Helena Santana Mello e o gestor operacional de Ponta Porã, José Aparecido Barros Filho, acompanharam a missão do Focem.

De acordo com o Maurício Arruda, a visita in loco abrangeu os bairros que serão beneficiados com a rede de esgoto, a área onde será construída a elevatória Marambaia e o terreno onde será executada a ETE (estação de tratamento de esgoto) São Tomás. A técnica do Focem visitou ainda a ETE Estoril, já existente e em operação, pois seu projeto é semelhante ao que será executado com recursos do Fundo.

O engenheiro da Sanesul avalia a visita como muito satisfatória, porque a representante do Focem teve a oportunidade de ver a realidade da população beneficiada com a rede e tratamento do esgoto, além de ter conhecimento do funcionamento de uma ETE. “A técnica do Fundo voltou satisfeita, pois todas as dúvidas que ela tinha com relação ao empreendimento foram sanadas”, disse.

Em seguida, a técnica do Focem e os funcionários da Sanesul se encontraram com o prefeito Flávio Kayatt para falarem dos investimentos no município. O prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pela administração que está hoje à frente da Sanesul e agradeceu à representante do Focem pelos recursos que serão investidos no município.

A Sanesul é a primeira entidade de saneamento brasileira a utilizar recursos do Focem. O valor total dos recursos contratados para a ampliação do SES de Ponta Porã é de R$ 10,8 milhões, com a participação de 27% da Sanesul, entre contrapartida e outros pagamentos. Com a execução dessa obra, Ponta Porã terá um incremento de mais 30% na cobertura da rede de esgoto.

O empreendimento abrange a implantação de 79,7 quilômetros de rede coletora e de 5.695 ligações domiciliares de esgoto, além da construção de duas estações elevatórias, linhas de recalque e mais uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 40 litros por segundo, beneficiando aproximadamente 29 mil pessoas.

Sobre o Fundo

O Focem foi instituído em dezembro de 2005, em Montevidéu (capital do Uruguai), com objetivo de destinar recursos a obras de infraestrutura, aumento da competitividade das economias menores, promoção da coesão social e fortalecimento da estrutura institucional e do processo de integração dos países do Mercosul. O Fundo é o primeiro instrumento financeiro do Mercosul com objetivo de contribuir para a diminuição das desigualdades e, até 2016, prevê um montante disponível de recursos na casa de U$ 1 bilhão.