Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Cidades

Federal desarticula milícia armada em aldeia de Laguna

17 de outubro 2014 - 12h54 Por Redação Douranews
Federal desarticula milícia armada em aldeia de Laguna

A PF (Polícia Federal) prendeu ontem (16) três pessoas durante operação contra a atuação de uma milícia armada na aldeia indígena Rancho do Jacaré, localizada em Laguna Carapã. Segundo a PF, os suspeitos são indígenas e foram detidos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação Parajás. Conforme a PF, a milícia praticava uma série de crimes contra os membros da comunidade indígena, tais como tentativa de homicídio, lesões corporais, ameaça e constrangimento ilegal. A milícia armada, de acordo com a PF, também proibia que crianças e adolescentes frequentassem as escolas, impedia a realização de cultos e causava obstáculos para que servidores públicos prestassem serviços dentro da comunidade.

Na ação, foram apreendidas quatro espingardas calibre 32, um cano de uma espingarda, esferas, espoletas e munições. Na casa de um cidadão paraguaio que morava na aldeia, foram encontrados documentos pessoais e cartão de saque de benefício previdenciário em nome de um indígena brasileiro. Ainda de acordo com a PF, o cidadão paraguaio confessou que recebia indevidamente os benefícios, conforme publica o G1.