Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Copa 2018

Escola homenageia Tarsila na Copa em Dourados

20 de junho 2014 - 12h36 Por Redação Douranews
Escola homenageia Tarsila na Copa em Dourados

Não poderia ter havido escolha mais apropriada. A ‘brasileiríssima’ Tarsila do Amaral, como bem definiu a professora Liliane Rodrigues, da escola “Weimar Torres”, em Dourados, foi a inspiração de alunos, professores e funcionários da unidade que funciona no CEU (Centro de Educação Unificada) do Jardim Clímax, para retratar o clima da Copa do Mundo.

Estudantes a partir dos três anos de idade, das séries iniciais e também da sala de recursos multifuncionais, que atendem portadores de algum tipo de deficiência, até aos 16 anos, foram envolvidos no projeto ‘Tarsila na Copa’, coordenado por um grupo de três professores de Artes (Liliane Rodrigues, Jaqueline Stefanelo e Adriana Barros] e dois de Educação Física [Elen Rose e Lucki Fernandes], mas que acabou envolvendo a todos.

O diretor da escola, professor Renato Marin, explicou que a iniciativa dos professores encontrou forte apelo popular. Nesse momento de Copa do Mundo, como ele reforçou ao saudar os alunos na apresentação dos trabalhos, quarta-feira (18), “o importante é torcer para o Brasil, realçando o nosso patriotismo e valorizando a terra em que vivemos”.

O projeto foi desenvolvido em sala de aula, com o estudo da vida e obra da artista brasileira, a elaboração dos trabalhos e o envolvimento de estudantes na pintura, recorte e emolduração de porta-retratos apresentados à comunidade.

Tarsila

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista no País. O quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas, e também foi retratado na mostra da escola “Weimar Torres”.

Juntamente com Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Pancetti e alguns outros pintores, Tarsila faz parte da própria história da arte moderna brasileira. Ela nasceu em 1º de setembro de 1886, na fazenda São Bernardo, em Capivari, no interior de São Paulo.