Menu
Buscarsegunda, 31 de agosto de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
unigran26
orgulho

Marçal festeja renascimento cultural de Dourados

Reedição do Campeonato de Bandas mobilizou fim de semana

31 agosto 2026 - 15h33Por Assessoria

Dourados foi palco, durante todo o sábado (29), do Campeonato Sul-mato-grossense de Bandas e Fanfarras 2026, reunindo representantes de 32 municípios de Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia e parte da noite, 40 corporações participantes apresentaram seus trabalhos diante do público e dos jurados, em performances que uniram música, disciplina, talento e emoção.

Pelo segundo ano consecutivo, Dourados recebe a competição estadual, consolidando o município como sede de grandes eventos culturais e reforçando o compromisso com a valorização da juventude, da música instrumental e das manifestações culturais que fazem parte da identidade sul-mato-grossense.

O evento é uma realização da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul, com investimentos e apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com a Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além de promover o intercâmbio entre músicos de diferentes municípios e valorizar a tradição das bandas e fanfarras, o campeonato contribui para a formação de novos músicos, estimulando a disciplina, a dedicação e o trabalho em equipe. A iniciativa também reforça a importância de ações voltadas ao aprendizado, à convivência e ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Orgulho

O prefeito Marçal Filho destacou o orgulho de Dourados em sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Sul-mato-mrossense de Bandas e Fanfarras e ressaltou a importância do retorno da competição ao município, após anos sem a realização do evento. Ele destacou o trabalho conjunto que possibilitou a retomada da iniciativa em 2025 e sua continuidade neste ano.

“É um dia fantástico, que nos enche de orgulho de sermos douradenses”, enfatizou. “Depois de muitos anos sem um campeonato estadual de bandas e fanfarras, conseguimos realizar novamente no ano passado e estamos repetindo a dose agora”, ressaltou. “Isso só foi possível porque existem pessoas que amam o que fazem e acreditam em Dourados”, afirmou Marçal Filho.

O prefeito também destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela equipe da administração municipal para fortalecer as ações culturais e reafirmou o compromisso de colocar Dourados em posição de destaque no Estado. “Estamos trabalhando para colocar Dourados nas alturas”, argumentou. “Eu quero que Dourados seja a melhor cidade de Mato Grosso do Sul”, enfatizou. “Não abro mão disso. Estamos resgatando o orgulho e a autoestima de todos nós douradenses”, ressaltou.